doença hepática

 

Fique atento(a)! Você sabia que obesidade e diabetes tipo 2 (DM2) são importantes fatores de risco para DHGNA (doença hepática gordurosa não alcoólica), mais popularmente conhecida como gordura no fígado?

 

O que é Doença Hepática Gordurosa Não Alcóolica?

A DHGNA é agora considerada como a manifestação hepática da síndrome metabólica (SM). É um distúrbio do armazenamento de gorduras no fígado que se manifesta como esteatose simples ou NASH (Esteatohepatite Não-Alcóolica, EHNA – NASH em inglês).

Esta última é caracterizada pelo acúmulo de gordura hepática (acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado)), acompanhada de inflamação. Essa inflamação ao longo de vários anos pode progredir para uma doença hepática mais avançada. Sendo assim, a Doença Hepática agora considerada como a manifestação hepática da síndrome metabólica (SM).

 

Fatores que fazem Subestimar a DHGNA

A carga de doença da DHGNA reflete o rápido aumento recente na incidência de diabetes, obesidade e SM e provavelmente permanece subestimada devido:
i) à longa história natural de desenvolvimento de fibrose na DHGNA;
ii) uma mortalidade que muitas vezes não está relacionada ao fígado e
iii) a falta de conscientização da doença no médico, bem como nas comunidades de pacientes.

Percebam que:
A prevalência de DHGNA é de cerca de 50-90% em indivíduos obesos. A prevalência combinada de DHGNA em pacientes com DM2 é de 59,67% de acordo com uma meta-análise de 24 estudos.

Veja o estudo clicando aqui.

E o que mais chama atenção é: a maioria dos pacientes com alterações nas enzimas hepáticas e ferritina alterada (quando elevada é preditor de inflamação aguda), não são verificadas essas alterações. Como os próprios autores do artigo relatam, na maioria das vezes é ignorada como algo inócuo. Mas, não é.
Nos consultórios clínicos nutricionais acabam por verificar várias dessas alterações que norteiam nossa conduta para uma alimentação reduzida em carboidratos, rica em alimentos naturais que são fontes de antioxidantes e fibras. Além disso, de suplementação que auxilia no quadro inflamatório e modulação da microbiota intestinal.

Nash Day

Atualmente até existe o NASH Day, o Dia Internacional de Combate à Gordura no Fígado. Veja mais informações acessando o link abaixo:
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/esteatose-hepatica.aspx

 

Saiba mais sobre o assunto!

O curso a seguir aborda de forma mais detalhada sobre a DHGNA. Confira!

Curso Online Esteatose Hepática