Série Passo a Passo de um atendimento Nutricional de Excelência:

Passo 5 – Pós Consulta

O que é o pós consulta? O que fazer depois que o paciente vai embora? Como manter o paciente engajado entre um consulta e outra?

Nesse post eu vou falar o que pode ser feito entre o primeiro encontro e o retorno ao consultório. Essa janela de tempo chamamos de período pós consulta.

 

Pós Consulta: O que fazer ? 

Você já viu como os pacientes saem motivados do nosso consultório? Muitos não querem nem saber de metas ou mudanças gradativas. A energia e desejo de mudar, motivados pelo sofrimento físico ou emocional faz topar qualquer estratégia.

Mas precisamos considerar que o ambiente de consultório é completamente diferente do ambiente em que está inserido.

Ele sai completamente motivado com a certeza absoluta que vai atingir a meta, e mesmo porque, ele gostou do seu atendimento, foi de excelência. 

Só que essa motivação, na maioria das vezes cai por terra. Basta ele comer exageradamente na primeira reunião social ou o marido pedir pizza.

Quase todos os comportamentos humanos são resultados do ambiente.

Pode ver! É mais fácil emagrecer num spa ou em casa?

Claro que que no spa. 

Porque no spa as refeições são servidas ele não precisa pensar no que comer, não precisa gastar energia preparando nada, indo ao supermercado, na feira… Ele não vai precisar gastar energia dizendo não para as pessoas, pois ali todos têm o mesmo objetivo. 

Então obvio que é mais fácil emagrecer no spa do que em casa, porque o spa é o ambiente propício. 

 

A vida não é um spa

Só que quando o paciente sai do nosso consultório, ele não vai para o spa, ele vai pra casa.

E por isso preciso muita força de vontade para manter-se positivo num ambiente negativo. Em um ambiente que muitas vezes vai contra ao seu objetivo. 

É difícil sempre dizer não quando as pessoas a sua volta comem besteira, ou pior, quando precisa-se exercer força de vontade em sua própria casa, porque comprou besteiras que, sabia que no fundo não deveria comer e nem tampouco comprar. 

Mas ele acaba comprando para as outras pessoas que estão ali e quem acaba comendo? Ele mesmo. 

Eu sempre digo que força de vontade é igual bateria de celular. Quanto mais usar, mais rápido acaba.

Além do ambiente não propício, outra coisa que gasta uma energia absurda é a escolha. Se você ver que seu paciente tem dificuldade para cozinhar por exemplo, ofereça opções congeladas prontas, dê opções fáceis e não dê muitas opções.

Poque se ele sair do seu consultório com uma lista gigante de opções e preparações extremamente complexas, certamente ele vai gastar muito mais energia para escolher e para preparar. 

 

Quanto mais opções melhor ou pior?

O próprio psicólogo Barry Schwartz explica que quanto mais opções tiver, pior é, pois pode levar à indecisão e insatisfação

Se o plano prescrito for muito radical, com muitas opções, com muita preparação e com mudanças muito drásticas (mesmo que o paciente concorde) a chance da motivação e a força de vontade terminarem rápido são imensas! 

Se o retorno for em 30 dias, 45 dias, 60 dias então…muito difícil segurar as pontas até lá sem nenhum apoio.

E é por isso é extremamente válido você manter um contato com o paciente pós consulta até o retorno. 

 

O contato é muito importante no Pós Consulta

Por exemplo, você pode mandar um vídeo para ele, abordando um ponto importante que você abordou na consulta, uma mensagem motivacional ou talvez você esteja no supermercado ou na loja de produtos naturais e encontre um produto que seja interessante pra ele. Tire uma foto, explique mais sobre aquilo para ele. 

Você pode também reunir pacientes com o mesmo objetivo, e mesmo que a consulta seja individual, você pode fazer em grupos para tratar de assuntos que são pertinentes, como alimentação emocional, comportamento alimentar.

E realmente muitos nutricionistas relatam que, grupos de desafios ou de atendimento semanal em grupo (tipo vigilantes do peso), dão muito resultado.

É importante que ele tenha um apoio no pós consulta. Certamente será uma forma de manter seu paciente engajado e motivado.

 

Alternativas para o Pós Consulta:

Por último vou te mostrar algumas alternativa do que fazer para manter esse vínculo entre uma consulta e outra:

No próximo post te falar sobre o último passo: o que fazer entre uma consulta e outra.

Além disso, caso não tenha lido os outros posts da série, confira logo abaixo:

1º Passo /2º Passo / 3º Passo / 4º Passo

Te espero nutri!