Série Passo a Passo de um atendimento Nutricional de Excelência:

1º Passo: Questionário pré-consulta

 

Olá meus queridos e queridas nutricionistas! Nessa série de posts eu vou te contar o passo a passo de uma atendimento nutricional de excelência. O post de hoje é sobre o 1º passo: questionário pré-consulta, um instrumento que revolucionou os meus atendimentos nutricionais.

Vamos falar sobre que é, qual a utilidade, como o paciente pode preencher, o que você vai fazer com o quesqtionário pré-consulta e o que você NÃO vai fazer.

Mas antes de iniciar o tema eu quero te contar o que é uma consulta de excelência na minha percepção e experiência.

 

O que é um atendimento de excelência?

 

É aquele atendimento em que o paciente  além de ter resultado, admira o seu trabalho, te admira como ser humano e torna-se um fã.

Ou seja, um atendimento de excelência é aquele em que o paciente sai do seu consultório, e logo vem uma sensação de trabalho bem feito, de orgulho e alegria por ter impactado positivamente a vida das outras pessoas.

Mesmo que ele não tenha conseguido seguir o tratamento pelo período que você gostaria, ou até a alta nutricional, entenda que talvez esse não seja o melhor momento para ele fazer o tratamento. Quando ele achar o momento favorável voltará a te procurar.

 

O que é um questionário pré-consulta

 

Bom, o questionário pré-consulta é um formulário composto por três partes.

A primeira é o cabeçalho (dados do paciente para cadastro) e objetivos, a segunda são os sinais e sintomas mais evidentes.

Já na terceira parte, entram outros questionamentos que não precisariam ser realizados na consulta presencial. Até porque tomam muito o tempo da mesma, por exemplo: lista de medicamentos, horário e modalidade do exercício físico. Ou questões relacionadas aos hábitos alimentares como: onde faz as refeições, o tipo de gordura que costuma utilizar para preparar as refeições, etc.

Além disso, você também pode incluir algumas perguntas chaves como:

 

Qual a utilidade do questionário pré-consulta?

 

Primeiramente economia de tempo. O questionário pré-consulta agiliza aquelas perguntas “mecanizadas”, tais como: quais medicamentos consome, os horários de treino, etc.

Dessa forma, o tempo é melhor aproveitado para uma escuta ativa ao paciente, realizar orientações, avaliação antropométrica, análise de exames e, quando possível, a entrega do escopo ou plano alimentar na consulta.

 

 

Preparo antes da consulta…

 

Imagina só, um  paciente chega no consultório com uma patologia que você não conhece, isso pode te desestabilizar e trazer insegurança no atendimento.

Mas quando você conhece os objetivos dos pacientes antes da consulta, você tem a possibilidade de estudar o caso com antecedência e receber o paciente com toda segurança, pois afinal, o paciente precisa ter a percepção que você sabe o que fazer, que saberá conduzir um tratamento que dê resultado para ele.

Com tudo isso, você também terá uma maior organização das informações e preenchimento do panorama do paciente (instrumento que vou ensinar mais adiante).

 

Mas como aplicar o questionário pré-consulta?

 

Olha só, para aplicar você ou a sua secretária podem, após o agendamento, enviar o  questionário pré-consulta por meio de um link para que o paciente possa preencher online.

Para isso pode utilizar recursos gratuitos como Google Forms, Survey Monkey e Mindminers.

Se quiser deixar ainda mais profissional, a dica é criar uma página ou landing page, em que você pode colocar um vídeo com excelente qualidade em que agradece o agendamento, se apresenta,  fala sobre a sua metodologia de trabalho e que você estará esperando o paciente no dia e horário agendados.

Essa é uma forma de criar um vínculo com o paciente após o agendamento, o que reduz o índice de desistências ou desmarcações do agendamento até o dia da consulta.

Caso você não tenha possibilidade de montar essa página, você pode enviar para o paciente esse vídeo por WhatsApp junto com o link do questionário.

Uma opção também é enviar o questionário em formato word, por e-mail, onde o paciente preenche e te devolve com as respostas.

Além do questionário pré consulta, você já pode solicitar os últimos exames que o paciente fez.

 

O que você NÃO vai fazer com o questionário pré-consulta.

 

No questionário, você vai pegar as principais informações que estão ali, os pontos mais expressivos, os principais sinais e sintomas, os maiores erros alimentares ou as dificuldades do paciente.

Tudo que você identificar nesse questionário, será para entender o que irá ser mais importante na adesão e sucesso do tratamento ou que mais impacta na qualidade de vida do paciente.

Essas informações você irá preencher no panorama no paciente (resumo clínico).

Bom e o que NÃO VAI FAZER com o Questionário Pré-Consulta?

Perguntar tudo novamente na consulta. Não terá sentido ter o questionário dessa maneira.

Pergunte somente o que você ficou em dúvidas com relação ao preenchimento, quando uma resposta não bate com a outra ou quando às vezes o próprio paciente ficou com dúvidas ao preencher. Você vai somente confirmar algum dado.

 

Principal Erro

 

Esse erro eu mesma já cometi muitas vezes, que é considerar absolutamente tudo para elaboração do plano alimentar.

Olhar um questionário pré-consulta, com inúmeras informações, juntar com todas as outras coletadas na consulta e montar uma espécie de quebra cabeças de mil peças, para chegar em um plano alimentar perfeito.

Não faça isso. Você e o paciente ficarão confusos, além de propor um tratamento extremamente complexo, e que na maiorias das vezes não é viável.

 

Evitando desmarcações…

 

Do envio do questionário preenchido até o dia da consulta é preciso manter algum tipo de contato com o paciente. Especialmente se a consulta demorar mais de uma semana para acontecer.

Dessa forma, você poderá manter um relacionamento e evitar desmarcações em cima da hora.

 

Cliente IAPP+

Você nutricionista IAPP+ tem acesso ao modelo de questionário em Materias Extras . Basta consultar nessa aba lá na Plataforma.

questionário pré-consulta