Abacate e seus benefícios

Uma alimentação equilibrada e saudável resulta em um ótimo nível de saúde e nutrição. Estudos mostram que o consumo de dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), em substituição a gorduras saturadas, exerce seletivos efeitos fisiológicos sobre humanos, reduzindo os níveis de colesterol total, de triglicerídios e de LDL (Low Density Lipoproteins), sem alterar a fração HDL (High-Density Lipoprotein) do plasma. O abacate é um ótimo aliado para tudo isso!

Abacate

A concentração de colesterol no plasma pode ser diminuída pela constante ingestão de ácidos graxos poli-insaturados e redução de ácidos graxos saturados da dieta. Em animais, os estudos apontam que a alimentação hiperlipídica é um componente importante na etiologia da obesidade, já que dietas hiperlipídicas comprovadamente levaram ao excesso de gordura corporal em macacos, cães, suínos, esquilos, hamsters e ratos.

Abacate é Rico em Fitosterois

O abacate é uma das frutas que mais se destaca pela sua qualidade nutricional. É rico em ácido oleico e β-sitosterol, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias. Em um estudo, realizado em 2002, com dieta enriquecida com 1,68 g de fitosterois por dia, observou-se a redução da concentração de colesterol total e o LDL em 10 e 12%, respectivamente.

O fitoesterol é uma substância de origem vegetal cuja estrutura é muito similar a do colesterol. São descritas numerosas propriedades fisiológicas para os fitoesterois, sendo o efeito hipocolesterolêmico o melhor caracterizado e que se observa em indivíduos alvo de moderada hipercolesterolemia. O mecanismo de efeito do fitoesterol envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático.

Outras Vitaminas e Nutrientes

Em 100g de abacate podemos encontrar 96 Kcal, 1,2g de proteína, 8,4g lipídeos, 6,0g carboidrato, 6,3g fibra alimentar e 8mg de cálcio, além de ser rico em vitaminas do complexo B, e vitaminas A, C, E, minerais como potássio, ferro e magnésio, confirmando o seu poder nutricional perante outras frutas.https://www.high-endrolex.com/39

Estudos comprovam os benefícios do Abacate

Hu em 2003 observou efeitos benéficos do consumo de gordura monoinsaturada de origem vegetal como óleos de oliva, nozes e abacate, com uma significante redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Abacate

Em um estudo realizado por Salgado e colaboradores em 2008 foram investigados os padrões hipercolesterolêmicos, em ratos Wistar, durante 30 e 60 dias de experimento. Ao final de 30 dias, a dieta com 15% de abacate mostrou ser mais efetiva para reduzir os níveis de colesterol total e LDL e aumentar o HDL em comparação ao controle. Foi observado que para o teor de colesterol excretado a melhor dieta foi a de 25% de abacate, pois quanto maior a concentração de abacate, maior a excreção de colesterol. A dieta com 15% e 25% de abacate, foram as que mais influenciaram nos níveis de colesterol hepático. Isso demonstra que a dieta tem papel fundamental na redução dos níveis de colesterol.

Que tal uma receitinha com abacate?

Abacate

Maionese de abacate

Ingredientes:

– 1 abacate
– 1 dente de alho
– ½ limão
– 1 punhado de manjericão

Modo de Preparo:

 

 

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA

CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA

CRN 10.4719

 

Nos siga nas mídias sociais


Twitter


Facebook-f


Youtube


Instagram

Loja