Receita Simples de Muffin de Banana e Cacau

Essa receita de bolinho inglês teve sua origem por volta do século XVIII na Inglaterra. Um bolinho, doce, delicioso e versátil. Conseguiu adivinhar de quem estamos falando? Isso mesmo, dos muffins que apesar de parecer bastante com o cupcake, tem suas diferenças. Hoje há diversas versões dessa receita: Muffins de chocolate, Muffins com gotas de chocolate, muffins low carb, Muffins veganos, etc. Portanto, hoje vamos trazer mais uma  versão dessa receita versátil, uma super nutritiva: Receita de Muffin de Banana e Cacau. Essa receita de Mmuffinuffin é super nutricional, rica em componentes que auxiliam na manutenção da saúde do corpo. Além disso, é uma delícia e simples de fazer. Confira!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Propriedades do Muffin de Banana Com Cacau:

Óleo de coco: Rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM) e ácido láurico.

Cacau: Tem efeitos protetores cardiovasculares. Um corpo crescente de estudos demonstra os efeitos favoráveis do chocolate escuro rico em flavonoide, principalmente na doença da artéria coronária, hipertensão, insuficiência cardíaca, hiperlipidemia, inflamação, estresse oxidativo, resistência à insulina e funções das plaquetas através de vários mecanismos.

Ademais, fornece fotoproteção, reduz eritema, aumenta o fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneo e subcutâneo, bem como, a densidade e hidratação da pele (redução da aspereza da pele). Além disso, possui atividade antioxidante. O único efeito adverso do cacau pode estar relacionado a doses elevadas por suas sementes conterem cafeína. Ou seja, pode causar efeitos secundários relacionados, tais como nervosismo, aumento da frequência urinária, insônia e um aumento no batimento cardíaco.

Aveia: Produtos com aveia são boa fonte dietética amplamente estudada de fibras solúveis, as beta glucanas, redutoras de colesterol. Além disso, alguns estudos mostraram que uma dieta suplementada com farelo de aveia promove decréscimo do colesterol sérico. Ou seja, esta propriedade hipocolesterolêmica da aveia  que é atribuída principalmente às betaglucanas, têm capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção do colesterol, resultando em diminuição do colesterol sanguíneo. Portanto, é ideal para que está com o colesterol com níveis elevados.

 

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA – CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA – CRN 10.4719

Artigos Relacionados:

Receita de Pasta de Açafrão

Receita – Shake Antioxidante