Existe interação entre a suplementação de vitamina K2 para quem faz uso de anticoagulantes?

Até onde os estudos nos permitem compreender, a classe de anticoagulantes que interage com a vitamina K1 é a pertencente à classe dos antagonistas da vitamina K1, como a Varfarina, e não a Vitamina K2.

Entretanto, não há informações sobre a interação com a K2.

Por um longo período de tempo, os antagonistas da vitamina K (varfarina e acenocumarol) eram os únicos anticoagulantes disponíveis na apresentação oral. No entanto, grandes dificuldades para a obtenção de anticoagulação ideal sempre existiram com esses medicamentos. Essas dificuldades são atribuídas a uma farmacocinética e farmacodinâmica pouco previsíveis, um início de ação lento, uma janela terapêutica estreita, múltiplas interações com outros fármacos e alimentos. Além de considerável variabilidade inter e intraindividual em relação à dose administrada e ao respectivo efeito anticoagulante.

Essas informações estão disponíveis aqui, para leitura e esclarecimentos.

Atualmente, há drogas mais modernas que não tem essa interação.

Os novos agentes anticoagulantes incluem Rivaroxaban (Xarelto), Dabigatran (Pradaxa) e Apixaban (Eliquis). Esses agentes não têm interações medicamentosas e com alimentos e, portanto, não interagem com vitamina K1 e vitamina K2.

 

Novas Evidências!

Existem vários grandes estudos clínicos sendo realizados em todo o mundo com a suplementação de vitamina K2 em uma variedade de pacientes cardiovasculares, cujos resultados irão adicionar mais substância ao papel da vitamina K2 nas doenças cardiovasculares (DCV).

Separe 10 minutos do seu dia para a leitura desse artigo, clicando aqui.

Enriqueça seu conhecimento ;)!

Gabriela Dors Wilke Rocha

Nutricionista CRN10 4719

Setor de Ensino

Instituto Ana Paula Pujol