Papel do Nutricionista no Diabetes Tipo 1 e os pilares do tratamento da DM1

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células β pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. Dessa forma, pode levar a hiperglicemia crônica e gerar inúmeras complicações à saúde do paciente. Por outro lado, esse tipo de Diabetes atinge apenas cerca de 5 e 10% do total de pessoas com a doença. Por isso, o papel do nutricionista no tratamento do Diabetes tipo 1 é necessário. Pois, é uma doença, não é brincadeira.

Geralmente o Tipo 1 aparece na infância ou adolescência, podendo ser diagnosticado também em adultos. O tratamento desse tipo de Diabetes se dá basicamente com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas. Isso tem como objetivo ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. Dessa forma, o Papel do Nutricionista no Diabetes Tipo 1 se faz muito necessário.

Como ainda não existe cura, o tratamento do DM1 consiste praticamente em três pilares: a utilização de medicamento, a prática de exercício e controle adequado da alimentação.

 

A Conduta Nutricional Adequada

O cuidado nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento e das estratégias de mudança do estilo de vida. Pois garante o controle metabólico, manutenção/obtenção de peso saudável, alcance das metas de controle da glicemia e previne futuras complicações de curto e médio prazo.

Mediante isso, o nutricionista possui inúmeras funções no tratamento do DM1:

E é claro que além disso, é de extrema importância que o nutricionista que atende paciente com DM1 entenda suas dores, saiba como funciona cada insulina existente e como utilizar os dispositivos, saiba orientar de acordo com cada sinal e sintoma que aparecer e que tenha conhecimento suficiente para garantir uma prescrição nutricional assertiva e individualizada, ensinando ele a comer corretamente, mas que ele não perca o prazer que uma refeição trás.

Nutricionista, entendeu a importância de se preparar para atender este público?

Se você não está preparado, recomendo fortemente que não se aventure. Diabetes é coisa séria e requer um conhecimento especifico. 

Como se preparar para atender DM1?



Conheça o Curso – Clique aqui

Clique Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *